Pós-Graduação em Saúde Pública com Docência do Ensino Superior

Justificativa:
 

        O setor saúde é uma das áreas sociais que exige aprimoramento constante dos profissionais que nele atuam, tanto pelo surgimento de novos problemas, como pelo agravamento dos já existentes e, ainda, pela própria dinâmica da política de saúde. Nesse sentido, este curso busca responder à demanda por qualificação dos profissionais que atuam na área da Saúde Pública, atualmente constituída em grande campo de trabalho dos profissionais formados nesta instituição e, concomitantemente, contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo SUS nesta região. Compreendemos que a atuação de profissionais bem preparados pode diferenciar o planejamento, organização e gestão das ações de saúde propostas para o enfrentamento das necessidades e demandas da população.

      A atuação do sanitarista no Brasil está vinculada à Reforma Sanitária, à implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) e à própria constituição da Saúde Coletiva enquanto campo interdisciplinar de saberes e práticas. A formação desse profissionais ocorre por meio da combinação entre formação acadêmica de diferentes modalidades (graduação e pos-graduação) e sua prática profissional.

      Nesse contexto, o surgimento de cursos de especialização em saúde pública e sua expansão no território nacional ocorreu a partir da década de 1940, quando a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) oferta sua primeira turma, em 1947. A proposta dessa formação é propiciar ao trabalhador uma compreensão crítica dos processos saúde-doença da população e da organização social dos serviços de saúde, alem de capacitá-lo num enfoque pedagógico para a docência no ensino superior



Objetivos

       Fornecer elementos para aprimoramento de profissionais que atuam na área de saúde, visando capacitá-los a identificar a propor ações para os principais problemas.


     
Objetivos específicos

  • Oportunizar a ampliação da compreensão do processo saúde/doença.

  • Conhecer e discutir as políticas de saúde vigentes nas últimas décadas.

  • Obter conhecimento teórico-prático para trabalhar criticamente a saúde/doença nas populações, na busca da melhoria da qualidade de vida.

  • Proporcionar estudos atualizados sobre questões pedagógicas que  fundamentam e aperfeiçoem o trabalho docente, na sua área de atuação especifica.

Estrutura Curricular

  • O curso de especialização em Saúde Pública com Docência do Ensino Superior, com duração de 540 horas, está estruturado em 05 módulos, a serem desenvolvidos da seguinte forma:

    • Módulo I, (Módulo Básico) contendo 05 disciplinas, 150 horas – 8 créditos teóricos.

    • Módulo II, (Atenção Básica) contendo 03 disciplinas, 90 horas e 4 créditos teóricos.

    • Módulo III (Sanitarismo), contém 04 disciplinas com 120 horas, com 7 créditos teórico-práticos.

    • Módulo IV (Docência do Ensino Superior), contém 04 disciplinas com 120 horas com 6 créditos práticos.

    • Módulo V (Orientação do trabalho de Conclusão de Curso), contem 60 horas.

 

  • O curso está estruturado tendo como fundamentos legais a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n° 9.394 de 20 de dezembro de 1996 – no título VI, artigo 64, a Resolução n° 001/2001 – CNE, que fixa as condições de validade dos certificados de cursos de pós-graduação e na Portaria n°2535 de 20 de agosto de 2004, que autoriza o funcionamento do Instituto de Ensino Superior Múltiplo e aprova o seu Plano Institucional e Regimento Interno e Normas Complementares.

  • Todas as disciplinas indicadas na grade curricular têm caráter obrigatório, destinando-se ao aprofundamento de conhecimento nos diferentes campos teóricos e metodológicos do ensino.

  • O curso tem um total de 540 (quinhentos e quarenta) horas, sendo 480 (quatrocentos e oitenta) horas em disciplinas e 60 (sessenta) horas para o trabalho final do curso. A carga horária equivale a 30 créditos. Cada unidade de crédito equivale a 15 horas-aula.

  • A duração do curso está prevista para 18 (dezoito) meses, incluindo-se neste tempo a integralização dos créditos das disciplinas a entrega e correção do trabalho final.

  • O trabalho final do curso se constituirá na redação de um artigo científico que deverá ser avaliado pelos professores ministrantes que tenham afinidades com a temática desenvolvida ou por professores designados pela coordenação do curso, exigindo-se vinculação aos conteúdos ministrados no curso.

  • A elaboração deste trabalho não exigirá professor orientador, devendo cumprir os seguintes requisitos:

  • Deverá ser redigido de acordo com as normas técnicas da ABNT em até 10 (dez) laudas;

  • Será entregue em duas (02) cópias para a Coordenação do curso até o prazo estabelecido no calendário do curso;

  • O aluno que não entregar o seu trabalho no prazo fixado, poderá requerer uma prorrogação por mais de 15 (quinze) dias, através de exposição de motivos encaminhada à coordenação do curso.

  • O curso será dado por concluído e conferido o respectivo certificado ao aluno que estiver aprovado em todas as disciplinas e no trabalho final do curso e esteja quites com as obrigações de custeio do curso conforme o contrato firmado entre as partes.

Fluxograma

  1. Políticas Públicas de Saúde e a Trajetória da Saúde Pública no Brasil-30H

  2. Planejamento Estratégico de Saúde-30H

  3. Administração dos Serviços de Saúde-30H

  4. Planejamento, Gestão e Avaliação dos Serviços de Saúde-30H

  5. Estatística em Saúde-30H

  6. Atenção Básica e Estratégia de Saúde da Família-30H

  7. Educação em Saúde-30H

  8. Saúde Preventiva e Promoção de Saúde-30H

  9. Introdução à Saúde do Trabalhador e Biossegurança-30H

  10. Epidemiologia – métodos epidemiológicos aplicados ao estudo de doenças transmissíveis e não transmissíveis-30H

  11. Saneamento Ambiental e Vigilância Sanitária-30H

  12. Informática e Sistemas de Informação em Saúde-30H

  13. Fundamentos e Organização do Ensino Superior-30H

  14. Direito e Legislação no Ensino Superior-30H

  15. Didática do Ensino Superior I-30H

  16. Didática do Ensino Superior II-30H

  17. Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso-60H

TOTAL= 540H

 

Metodologia de Avaliação de Aprendizagem

  1. A avaliação de aprendizagem dos alunos será feita por disciplina e levará em consideração os aspectos de assiduidade e eficiência nos estudos, em conformidade com as normas e a Resolução CNE/CES N°1 de 3 de abril de 2001.

  2. Assiduidade significa freqüência de 75% (setenta e cinco), no mínimo, às aulas, sendo vedado o abono de faltas.

  3. A eficiência nos estudos será avaliada, tomando-se como referência o domínio dos conteúdos de cada disciplina integrante da grade curricular.

  4. Para cada disciplina deve ocorrer um mínimo de duas verificações de aprendizagem. Cada professor estabelecerá no seu Plano de Curso, os instrumentos, os critérios e a quantidade de verificações de aprendizagem.

  5. Os resultados das verificações de aprendizagem serão expressos em nota, numa escala de zero a dez, exigindo-se média igual ou superior a 7.0 (sete) para aprovação

Público-alvo


       O curso se destina aos profissionais das áreas de Medicina,Enfermagem,Fisioterapia,Educação Física e outros Portador de diploma de graduação plena de curso autorizado ou reconhecido pelo MEC, em qualquer área do conhecimento, preferencialmente na área de saúde
 

 

​​

INFORMAÇÕES

Documento de Criação do Curso:  Portaria 15-2016 ESPECIALIZACAO.pdf

Duração do Curso: 17 meses
Carga Horária: 540h
Dias e Horários de Oferecimento: Domingo, das 8:00hrs às 18:00hrs.
Encontros: Mensal
Local de Oferecimento: Em polos cadastrados da Rota Educacional
Número de Vagas: 40 (sujeito a confirmação de turma)
Número de parcelas: 18 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes
Mensalidade: R$ 200,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 240,00. .

Certificação: IESM (Instituto de Ensino Superior Múltiplo)

 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA:

  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);

  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);

  • CPF (01 cópia);

  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;

  • Comprovante de endereço (01 cópia);

  • 01 Foto 3x4;

  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado.


ATENÇÃO:
O pagamento da pré-matrícula ocorrerá por meio de quitação de boleto que será gerado no site ou em mãos diretamente com o coordenador do curso. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de entrega de comprovante.

Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e entregá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá entregar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.
A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

ENDEREÇO/HORÁRIO PARA A PRÉ-MATRÍCULA:
Rota Assessoria Educacional
Central de Relacionamento
Quadra 38,casa 16 Saci (Próximo a liquigás)
Teresina/Pi
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR:

1. Informações dos cursos
- Telefone: (86) 3220-1570, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.
- E-mail: rota.assessoria@hotmail.com

2. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula
- Telefone: (86) 3220-1570, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h30
- E-mail: profrosana_2010@hotmail.com